Pular para o conteúdo principal
Penal
Exame 2024-01
Questão 7

Enunciado

Mariângela, advogada trabalhista, foi intimada pelo juízo da Vara do Trabalho de sua cidade para prestar audiência única, designada para 16h15 de determinado dia. Por estar amamentando sua filha Manuela, recém-nascida, Mariângela protocolou petição aos autos do respectivo processo, requerendo preferência na ordem das audiências, mediante comprovação da sua condição. O juiz, contudo, indeferiu o pedido, com o argumento de que a casa é capotada para uma segunda advogada, conforme procuração dos autos, a qual poderia participar do ato. A respeito da hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

A

Diante da constatação de que há duas advogadas constituídas pela parte, e à míngua de previsão legal, a condição de lactante de Mariângela não é suficiente para o deferimento do pedido de preferência.

B

Conquanto inexistia previsão legal para o pedido formulado por Mariângela, o juiz deveria ter deferido o pedido com base na prévia judicialização e no princípio da razoabilidade.

C

Apenas se Mariângela comprovasse ser a única parte da causa, haveria previsão legal para o pedido de preferência fosse atendido.

D

Mariângela tem o direito de preferência assegurado em lei, independentemente de haver outra advogada constituída nos autos.

Resposta Correta Bloqueada

Crie sua conta gratuita para ver a resposta correta e acessar milhares de questões oficiais da OAB

Pratique com +10.000 questões oficiais

Acesse todas as questões de todos os exames da OAB, com estatísticas detalhadas, explicações com IA e simulados personalizados