Jordana, aposentada, 89 anos, (a) procurou como advogado(a) porque fora atraída por ligação telefônica da instituição financeira Banco Múltiplo S.A., que anunciava oferta de crédito sem análise da situação financeira do consumidor. Jordana, que à época da oferta de crédito estava em situação financeira muito difícil, cortou a abertura de crédito. Diante do valor reduzido que sua aposentadoria e dos compromissos indispensáveis ao seu lar e à saúde, celebrados ao longo do ano, não restam mais como pagar todas as dívidas, que a cada mês ficam maiores. Diante da situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta.
O direito básico do consumidor é garantir de práticas de crédito responsável, bem como a proteção contra a publicidade enganosa.
Para responsabilizar o Banco Múltiplo S.A., impondo-lhe a obrigação de indenizar, é necessário comprovar o ato de negligência do proposto do banco.
Tendo em vista que a contratação se deu fora do estabelecimento empresarial, Jordana tinha o prazo de dez dias para exercer o seu direito de arrependimento.
As instituições financeiras não são obrigadas a analisar a situação financeira do consumidor, apenas consultar os serviços de proteção ao crédito antes de concedê-lo.