O Governo do Estado Alfa, para impulsionar o potencial turístico de uma região cercada de belíssimas cachoeiras, pretende asfaltar uma pequena estrada que liga a cidade mais próxima ao local turístico. Com vistas à melhoria do serviço público e sem dinheiro em caixa para arcar com as despesas, o Estado decide publicar edital para a concessão da estrada, com fundamento na Lei nº 8.987/95, cabendo ao futuro concessionário a execução das obras. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
O edital poderá prever, em favor do concessionário, outras fontes de receita além daquela oriunda do pedágio; a renda adicional deve favorecer a modalidade tarifária, reduzindo a tarifa paga pelos usuários.
Um grande investidor (pessoa física) pode ser contratado pelo poder concedente, caso demonstre capacidade de realização das obras.
A concessão pode ser feita mediante licitação na modalidade tomada de preços, caso as obras necessárias estejam orçadas em até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
O poder concedente não poderá exigir do contratado garantias do concessionário que realizará as obras a contento, dado que a essência do contrato de concessão é a delegação de serviço público.